24 de jul. de 2010

Lançamento O Florista e a Gata em Curitiba, 31 de julho na Bisbilhoteca

                        

O florista e a gata  trata da amizade, da compaixão e da importância de tocar e ser tocado pelo outro. Numa narrativa poética e envolvente, o livro fala das relações que estabelecemos na vida, seja conosco mesmo, com o meio ambiente e com os outros, não importa se o outro é gente ou bicho. Mostra como essas relações nos afetam e nos transformam. O florista e a gata é uma ficção sobre a linguagem e a criação de sentidos. Sentido é o que dá razão para a vida e o que é a linguagem senão ir ao encontro do outro? Ainda que não se fale a mesma língua é possível interagir com o mundo, quando se pratica verbos como respeitar, receber, dar, participar, transformar, organizar, aprender, reconhecer, amar. Amar, por exemplo, tem uma linguagem própria.
O florista e a gata é uma história de amor entre dois seres diferentes que transcendem as incompatibilidades de um jeito bem simples, conjugando os verbos acima e se tocando com amorosidade. Afinal, a linguagem não se compõe apenas de palavras, mas também de atitudes. Ela traduz a nossa compreensão do mundo e revela nossos valores e nossas crenças.
O livro conta a história de Lidia e Tom. A personagem acorda no meio da noite e descobre que virou gata. Seguindo a sua natureza e seu instinto, ela sai para a rua e conhece um garoto vendedor de rosas. Nesse momento se inicia uma amizade capaz de promover o reconhecimento do outro, mesmo ele sendo diferente e parte de um mundo desconhecido para ela. As experiências vividas naquela noite se aninham na alma de Lidia e provocam ecos, interrogações e exclamações. De volta ao seu mundo quentinho e ao ver sua cama macia, prateleiras repletas de brinquedos e livros, Lidia é tocada pela luz da compaixão. Sensibilizada com os acontecimentos da noite, ela se lembra do seu amiguinho que talvez nem quarto tenha e conclui que todas as crianças deveriam ter um quarto, de preferência cheio de brinquedos.
É por isso e por outras coisas que você vai descobrir que O florista e a gata é uma leitura que vai lhe dar prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histórias da Cléo PR3

Arquivo do blog