25 de jul de 2012

De Caso com a Palavra



De Caso com a Palavra será realizado em 16 municípios do Estado com o intuito de incentivar a leitura e a literatura


Para dar continuidade às ações de incentivo à leitura, a Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC) lança o programa De Caso com a Palavra, destinado à atendentes, bibliotecários e mediadores de leitura de bibliotecas públicas do Estado. Serão realizados cursos em 16 municípios para que os participantes possam atualizar conhecimentos e transformar o espaço em que trabalham em um ambiente ainda mais atrativo. As inscrições podem ser realizadas no site www.cultura.pr.gov.br.

O curso é gratuito e ocorre em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Londrina, Jacarezinho, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Ivaiporã, Piraí do Sul, Laranjeiras, Guarapuava, Ponta Grossa, União da Vitória e Curitiba. Cada participante deve participar do aperfeiçoamento no município indicado, de acordo com a cidade onde atua. O mapa indicativo das regiões está disponível no site da SEEC. A escritora, contadora de histórias e especialista em leitura e literatura, Cléo Busatto criou o projeto e irá ministrar as aulas.

O projeto De Caso com a Palavra vem colaborar na formação de mediadores de leitura, visto que as ações desses agentes são fundamentais para a promoção da leitura e a formação de leitores. Os participantes irão refletir sobre o texto literário e aprender como a palavra falada pode servir de elo para interagir com as diversas áreas de conhecimento, além de despertar o interesse pela leitura.

A formação dos mediadores faz parte do fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, cumprindo uma das metas do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), sugerido pela SEEC. “O trabalho visa tornar a biblioteca um espaço acessível e desejado pela população, além de apresentar o mediador de leitura como um profissional consciente de seu papel formador e transformador”, explica Cléo Busatto. 

http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1167

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog