29 de abr. de 2010

Semana Literária e Cultural no Imaculada



Essa semana acontece o evento literário e cultural do colégio Imaculada (Curitiba) e estive lá com o espetáculo de narração oral Formosos Monstros.
Estou dando os primeiros passos com essa produção e já pude sentir como vai ser: prazerosa, tanto para fazer, como para assitir. Eu me divirto fazendo e eles se divertem assitindo.


As histórias promovem o reconhecimento dos sentimentos. Isso já foi dito. E sentido. Nesse trabalho, elas elaboram o medo. Justamente por se tratar de monstros, personagens que povoam o imaginário da criança desde cedo, como representação de coisas ruins e que ameaçam a sua integridade, elas provocam uma infinidade de sensações e despertam afetos ainda não nomeados ou familiares. Mas, necessário para o trato com o mundo interno.

O espetáculo sugere uma interação da narração ao vivo, com a narração no meio digital,  pesquisa que venho dando corpo nos últimos anos. Percebi que isso cria um distanciamente, interessante, para essa característica de narrativa. Na hora do vídeo, o espaço cênico vira um cineminha, e como não é a "contadora de verdade" que está narrando, dá para fazer comentários com o coleguinha do lado. Ouvi vários. Todos relacionados com os contos. Não era papo descontextualizado. Coisas do tipo "isso eu não sabia", ao assitirem o conto do basilisco. E muitos "nossa!", e caras... e interjeições. Uma riqueza.



Foi bom. Obrigada amigos do Imaculada, por estar com vocês. Obrigada crianças, pelo carinho na apresentação. E assim foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog