4 de set. de 2013

Cléo Busatto encanta prudentinos em oficina de contação de história

 Atividade foi realizada na manhã de ontem, na Oficina Cultural Timochenco Wehbi
Primeiramente, todo contador precisa saber contar a sua própria história, para depois ganhar o público”, frisa.

Aproximadamente 40 professores, coordenadores pedagógicos, psicólogos e até designers, de Presidente Prudente e região participaram ontem, da oficina baseada no livro “Contar e Encantar, a Arte de Contar e Ouvir Histórias”, com a escritora e contadora dessa arte, Cléo Busatto, de Curitiba (PR). O evento ocorreu na Oficina Cultural Timochenco Wehbi.

Na ocasião, a profissional abordou com os presentes as técnicas da narração no âmbito pedagógico; pessoal, mãe e filho; no contexto social e nos ensinamentos, para a formação do ser humano que pode ser obtido através dela.
De acordo com Busatto, a literatura tem suma importância na vida das pessoas. “Quando nos sensibilizamos, habitamos poeticamente com o mundo, nesse movimento que a contação proporciona que é fazer o movimento do dar e receber, da troca de experiências”, afirma.
Ela mostrou aos profissionais que ali estavam, os recursos e instrumentos que utiliza para que estes possam se apropriar. “Digo que precisamos saber conquistar, construir a comunicação de forma sensível, para que chegue ao ouvinte e ele absorva. Um primeiro segredo deste livro que é o tópico ‘contar com o coração’ destaco a minha capacidade de compartilhar o que tenho de genuíno, minhas experiências vividas. Primeiramente, todo contador precisa saber contar a sua própria história, para depois ganhar o público”, frisa.
Conforme a escritora, um dos tópicos principais trabalhados em suas palestras e oficinas é o de que o início de tudo se dá com uma linda história, onde Deus criou todas as coisas. Assim, ela faz as pessoas refletirem e buscarem o significado das coisas.
Construindo um cenário lúdico, com música ao fundo e encenação com movimentos, e até canto, ela contou suas histórias e levou os participantes a fazerem uma viagem imaginária do que estavam ouvindo.
 Perfil
Busatto é uma artista da palavra, contadora de histórias e especialista em literatura infantil e juvenil. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora transdisciplinar formada pelo Centro de Transdisciplinaridade (Cetrans). Mais de 100 mil pessoas já ouviram suas histórias.A escritora Investiga a narração oral no meio digital e produz softwares educativos. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o Bologna Children’s Book Fair.
Uma das participantes do curso, a professora Rita de Cássia Nespolo Damasceno, 48 anos, disse que participou certa vez de um congresso de contação de histórias e adquiriu o livro de Busatto. Gostou tanto do que leu, que o usou em sua monografia. “A forma como ela trabalha é muito rica, a linguagem teatral que é inserida tem todo um diferencial. Sua proposta, a colocação verbal atrai, segura a atenção e realmente nos coloca a refletir sobre a mensagem que deve ser passada para quem nos ouve. Muito boa a oficina”, salienta.
 por Oslaine Silva-DA REPORTAGEM – O Imparcial, Presidente Prudente, SP, 15 de agosto de 2013 às 08h28 - Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog