7 de jan. de 2024

A fofa tocando as pessoas

Adri Martins encaminhou uma mensagem

“Sabe, existem alguns livros que conseguem "acabar" com a gente. Mas de uma maneira boa, curadora. Foi assim que eu me senti lendo "A Fofa do Terceiro Andar" de Cléo Busatto. Como se o livro fosse feito para mim. É essa a sensação. É quase poética a forma com que os sentimentos da Ana, sincronizam com os meus. A história toda muito parecida com a minha. Durante toda a minha vida, sofri muito bullying. Sei bem como é a sensação de receber apelidos maldosos, comparações e ser excluído. No meu caso, cheguei até a apanhar na escola, apenas por ser diferente. E sei o que isso faz com a gente. Sei que tipo de pensamentos causa e a forma com que traumatiza tão profundamente que fica enraizado na nossa personalidade e em quem somos. Assim como a Ana, fui muito afetada por isso. Também tive pensamentos que me fizeram nunca mais conseguir olhar para uma faca, uma janela alta ou um pote de remédios de forma saudável. As marcas no meu braço são a prova na minha carne do que tudo isso causa.
E ter que mudar a si mesmo apenas para ser aceito socialmente é outra sensação que conheço muito bem. E sei que dói ainda mais. Abandonar quem somos sem sequer ter apoio de alguém, apenas para não sofrer mais. Esse livro é incrível porque é como se fosse uma terapia escrita. Conforme a Ana avança ela escreve palavras que servem tanto pra ela quanto para quem está lendo. Isso é como se eu estivesse lutando contra o bullying junto com ela, e sendo curada junto com ela. Foi um baque muito grande, confesso. Me atinge com força ver alguém que se sente quase exatamente como eu se curar. E acompanhar isso faz eu me curar também.”
Depoimento da minha aluna Rayssa, do 9º ano… A fofa continua dando frutos…

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Histórias da Cléo PR3

Arquivo do blog